Como criar Android App Bundle no Unity

Hoje, o Google Play pede que os desenvolvedores criem os “Android App Bundles” para que os usuários possam baixar versões mais leves dos aplicativos disponíveis na loja.

O que é um Android App Bundle (AAB) e por quê ele foi criado?

Antigamente, para lançar um jogo na plataforma Android, bastava você gerar um arquivo “.apk” do seu jogo e disponibilizar aos usuários.

Para que um jogo rodasse em todos os smartphones do mercado, seu arquivo “.apk” tinha que suportar os 3 tipos de arquitetura de processador, que são: o ARMv7, o ARM64 e o x86.

O problema é que esse excesso de informações de arquitetura tornava os arquivos “.apk” grandes. Isso não só deixava os downloads mais lentos como usava mais dados de rede móvel (como 3G e 4G), afastando alguns usuários.

Então, para reduzir o tamanho do arquivo “.apk“, o Google passou a exigir que os desenvolvedores disponibilizem um arquivo “.apk” específico para cada arquitetura de processador, permitindo ao usuário baixar apenas o arquivo “.apk” compatível com o seu smartphone e sem o excesso de informações referentes às outras arquiteturas.

Para simplificar o trabalho do desenvolvedor, que tinha que enviar diversos arquivos “.apk” individualmente, o Google criou o Android App Bundle, que é um pacote com todos esses arquivos “.apk” dentro. Esse pacote é um arquivo de extensão “.aab” que pode ser criado no Unity.

Como criar um AAB e enviar ao Google Play?

Basta abrir a janela “Build & Run” do Unity, selecionar a opção “Build App Bundle (Google Play)“, clicar em “Build” e selecionar o local onde você deseja salvar o arquivo .aab.

Para enviar este arquivo ao Google Play, basta enviá-lo igual um arquivo .apk normal, na página “Versões de Apps”, da aba “Gerenciamento de Versões” do Developer Console.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s